Ao começar a planejar e implementar um processo de Marketing interno,
algumas diretrizes devem ser observadas . Em primeiro lugar, o Foco Interno do marketing interno deve
ser reconhecido e totalmente aceito pela alta direção. Os funcionários percebem
que a alta direção os considera importantes ao permitir que participem do
processo, tanto em processos de pesquisa interna quanto no planejamento de seu
ambiente de trabalho, metas e escopo de suas tarefas, rotinas de informação e
feedback e campanhas externas. Quando os funcionários perceberem que podem se
envolver na melhoria de algo que é importante para eles,ficarão mais propensos
a comprometer-se com o negócio e com as metas da estratégia de marketing interno.
Entretanto, o foco externo de um processo de estratégia de marketing
interno nunca deve ser esquecido. É claro que melhorar o ambiente de trabalho e
as tarefas para os funcionários é um importante objetivo por seu próprio
mérito. Não obstante, é o impacto de marketing externo causado pelos
funcionários que é o foco definitivo do marketing interno. O objetivo final é
melhorar a mentalidade e o desempenho dos funcionários como profissionais de
marketing em tempo parcial. Consequentemente, os focos internos e externos do
marketing interno caminham de mãos dadas.
Além do mais, é preciso sempre lembrar que o processo de marketing
interno falhará se for visto como simplesmente tático e introduzido somente no
nível de contato com o cliente envolvendo apenas funcionários de contato. Esse
nível, sozinho, não pode gerar uma cultura de serviço na organização, nem
atingir os muitos funcionários de suporte que também tem de funcionar como
profissionais de marketing em tempo parcial internamente. Somente em situações
em que já existe um sólida cultura de serviço é que o marketing interno
promovido, por exemplo, por uma campanha de publicidade ou por um novo serviço,
pode ser dirigido a um grupo-alvo específico, digamos , funcionários de contato de um certo departamento. Em todas
as outras situações, o marketing interno tem de envolver todos na organização,
começar com a alta administração e incluir a gerência intermediária e
supervisores. Como já foi dito, suporte contínuo da administração ao marketing
interno, e não somente de boca para fora, mas com envolvimento ativo no
processo, é uma necessidade absoluta.
Finalmente, o marketing interno é um processo contínuo. A organização
necessita de constante atenção da alta direção. Mudanças na estratégia, nas tecnologias
usadas nos processos de serviço e no marketing externo devem ser sempre
cuidadosamente introduzidas nas organização. Mudar a cultura corporativa para
direção orientada a serviço leva tempo, e a alta direção deve entender e dar o
tempo que for necessário. Depois disso, a cultura de serviço terá de ser
cultivada continuamente.
UMA BORDAGEM PARA MOTIVAR FUNCIONÁRIOS
- Competir por funcionários talentosos
- Oferecer uma visão que acrescente propósito e significado aos seus trabalhos.
- Assegurar que os funcionários tenham as habilidades e o conhecimento necessários para fazer seu trabalho excelentemente.
- Criar equipes de pessoas que podem dar apoio umas ás outras.
- Alavancar o fator liberdade.
- Incentivar realizações mediante medição e recompensas.
- Basear decisões sobre a descrição dos cargos apoiados em pesquisa.
Essas sete diretrizes fazem muito sentido; todavia,nem sempre é tão
fácil implementá-las. Os funcionários precisam ter autonomia e poder para
executar seu trabalho, mas também precisam do suporte de boa administração,
sistema de suporte, tecnologia e informação. Também precisam de treinamento
para adquirir as habilidades necessárias a um desempenho eficaz. A maioria das
pessoas sente-se motivados a apresentar um desempenho melhor se tiverem
liberdade para pensar,analisar, tomar decisões e agir. Para poder fazer isso,
precisam de conhecimentos e habilidades de modo a se sentirem seguras em uma
posição fortalecida. Tudo começa com os procedimentos de recrutamento. Quanto
melhores forem as pessoas que a empresa conseguir contratar desde a saída, mais
efetivamente elas cumprirão seus papéis como profissionais de marketing em
tempo parcial e seus outros deveres. A despeito de toda sua tecnologia , uma
empresa é apenas tão boa quanto o seu pessoal. Mesmo assim, quantas vezes as
empresas violam algumas ou todas essas diretrizes ao contratar e gerenciar
profissionais de contato com clientes ou funcionários de suporte e seus
supervisores e gerentes.
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